Cortinas Para Cozinha

Publicado em 28/02/2019 às 17h08

 

Cortinas para cozinhaEm cada cômodo da casa as cortinas são essenciais para criar uma atmosfera agradável e decorar com beleza. Na cozinha, as cortinas devem expressar o sentimento de convívio, que é o mais valioso para uma família. Para isso, a harmonização com as cores do ambiente é fundamental.
Cortinas de cozinha também são necessárias, mais do que em qualquer outro cômodo, para atender a funções e critérios práticos, específicos. Vamos ajudar, abordando primeiro o aspecto estético e depois o aspecto funcional, e finalmente os diferentes tipos de cortinas existentes para a cozinha e as alternativas no mercado.
 

 

 

 

As cores:

Cortina CozinhaAs cores das cortinas da cozinha devem imperativamente levar em conta as cores já presentes na peça (piso, revestimento de parede, bancada, móveis, decorações...). Para isso, existem várias maneiras de proceder:
 
A cor das cortinas é um lembrete das outras cores da cozinha:
 
As cortinas são simples e duplicam uma tonalidade existente, ou as cortinas são padronizadas com uma única cor conforme uma cor base e, até mesmo, as cortinas funcionam em conjunto comparando-se a outra cor, ou seja, as cores das cortinas são da mesma família que as restantes, embora tenham a sua própria tonalidade (exemplo: cortinas de amêndoa verde com revestimento de parede verde escuro, cortinas vermelhas com ladrilhos bordô, cortinas azul-claras com tampo de balcão na cor turquesa, etc).
 

A cor das cortinas contrasta com as outras cores:

 
As cortinas são escolhidas em uma cor voluntariamente diferente das outras cores da peça, mas que funciona bem com o resto. Esta opção é para "especialistas" de cor, porque deve ser feito de forma calculada, criteriosa, dominar a arte de casar cores. Alguns exemplos de associações: cortinas cor de ameixa com aparelhos fúcsia, cortinas amarelas com uma cozinha cor azul-marinho, cortinas laranja com azulejos acinzentados...
 
Finalmente, as cortinas da cozinha são preferidas em cores claras ou brilhantes. Com efeito, se a peça tem pouca luz natural (janela de proporções reduzidas), é pintada com tons escuros ou é mobiliada com móveis escuros, é relevante escolher cortinas que não causem perda de luz, ou cores brilhantes para dar uma impressão de brilho eficaz e alegre.
 

As listras

 
Listras finas em tons de azul, vermelho ou marrom são adequadas para uma decoração clássica.
 
Listras largas em cores cortadas, incluindo cores vivas e contrastes, proporcionam uma decoração mais moderna.
 

O xadrez:

Os xadrezes em vermelho e branco criam uma aparência de cozinha de campo ou, ao contrário, uma atmosfera de bistrô parisiense.
 
Xadrezes mais inovadores sempre terão seu lugar na cozinha, acrescentando um toque de modernidade. As cores das cortinas da cozinha devem imperativamente levar em conta as cores já presentes na peça (piso, revestimento de parede, bancada, móveis, decorações...). Para isso, existem várias maneiras de proceder:
 

As flores:

Os motivos florais também oferecem duas alternativas: um estilo clássico, com lindas flores realistas ou no estilo de pinturas que trazem um ar indiano ou persa, ou um estilo mais moderno com flores estilizadas.

 

Temas para cortinas de cozinha:

Cortina CozinhaUm toque retrô, com motivos inspirados no próprio mundo da culinária e que celebram o convívio com os temas ligados a potes de geleia, frutas, legumes, café da manhã, talheres ...
Agora, se você não ousa instalar cortinas figurativas na sala de estar, as cortinas da cozinha podem ser uma oportunidade para lhe dar um pouco mais de fantasia!
 
Na verdade, as cortinas da cozinha são geralmente menores, você as terá menos frequentemente em seu campo de visão do que na sala principal, então por que não usar para mostrar um lado engraçado e narrativo, para se referir ao contexto em que ancorar sua casa? Por exemplo, com motivos de barco ou peixe para uma casa à beira-mar, motivos de pássaros para uma casa aberta à natureza.
 

 

A manutenção

Sendo o lugar onde os preparativos para cozinhar, lavar pratos e às vezes as refeições ocorrem, as cortinas da cozinha são as mais expostas à sujidade. Fumaça, odores, projeções, vapores oleosos, são todas agressões para cortinas, que devem ser resistentes a lavagens repetidas, fáceis de manter e laváveis ​​na máquina.
 
O material mais conciliatório nesse contexto acaba sendo o poliéster: fixa pouco os resíduos (muito pouco absorvente), é lavado na máquina sem risco de mudança de aparência, não dobra, e seca quase tão logo que sai da máquina de lavar roupa (pode até terminar a secagem uma vez reposicionada na janela).
Você vai encontrar poliéster transparente em muitas cortinas de cozinha. No entanto, para obter mais estética e naturalidade, aconselhamos que você avance para um tecido com uma mistura de algodão e poliéster, isso porque a transparência de um poliéster 100% deixa muito flagrante o lado sintético desse tecido.
 
Se suas cortinas de cozinha são relativamente distantes do seu fogão ou a sua bancada e se a sua cozinha tem uma grande janela em local mais isolado, considere que você está quase no cenário de um amplo salão, sendo assim, você pode utilizar cortinas de algodão ou de linho, de preferência em uma cor clara, sem ser um verdadeiro branco, que você poderá lavar regularmente na máquina com água morna para o algodão ou fria para linho.
 

Proteção contra o fogo

Para garantir um bom nível de segurança em sua cozinha, as cortinas devem ser adaptadas para estar perto de seu fogão. Logo, escolha para sua cozinha cortinas de um tecido retardador de chama ou tratados contra o fogo após a tecelagem. Assim, caso a chama entre em contato com a cortina, ela se extingue sozinha.
 

As diferentes formas de cortinas de cozinha:

 

Cortinas clássicas:

Se sua cozinha tem uma grande janela (como em uma sala de estar ou no quarto) ou uma janela bay, você pode instalar as cortinas "clássicas" com caimento agradável e ondulante graças a uma largura de tecido aproximadamente duas vezes a largura da área a ser coberta.
 

As cortinas transparentes:Cortinas para Cozinha

Estas são cortinas retas projetadas especificamente para pequenas janelas da cozinha. Elas se instalam diretamente na janela, isto é, são fixadas na altura da janela e não são franzidas (eles permanecem retas).
 

 

 

Persiana para CozinhaA alternativa das persianas na cozinha:

As persianas de alumínio ou PVC nas janelas da cozinha e representam uma solução moderna capaz de substituir em grande estilo as cortinas de tecido. Completamente retas, ocupam pouco espaço na janela e ao redor dela. São muitas vezes feitas de materiais fáceis de limpar. Elas podem ser manejadas para subir ou descer, adaptando-se ao nível de fechamento desejado.
 
As persianas podem ser de alumínio, madeira ou plástico (PVC)
Dependendo da orientação das lâminas, elas podem modular a filtragem da luz do dia e cortar mais ou menos a aparência externa, dependendo da hora do dia. As persianas existem em muitas cores, incluindo cores vivas, como vermelho, verde ... o que dá mais modernidade a este produto.
As persianas de madeira dão um estilo mais clássico do que as de alumínio e atualmente existem também em material sintético, que imita perfeitamente os veios da madeira.
 
Se o alumínio é muito resistente a possíveis manchas, e incomparavelmente durável ao longo do tempo, persianas de alumínio ou de madeira não conseguem deter poeira, especialmente em uma cozinha, porque os vapores gordurosos pegam pó. É necessário planejar a limpeza das lâminas uma de cada vez com a esponja, o que pode parecer um pouco entediante para as pessoas que desejam gastar o mínimo de tempo possível em tarefas domésticas!
 

Cortinas de rolo

Estas possuem um mecanismo de enrolamento de tecido localizado na parte superior e tem a aparência de um painel liso, garantindo uma aparência perfeita.
Atenção para a manutenção de uma persiana em tecido padrão (algodão, por exemplo), porque não podemos liberar o tecido do mecanismo enrolador, que em si não deve ser imerso em água.
Para uma persiana de tecido, tire a poeira da janela com um aspirador de pó, uma escova macia ou um pano antiestático.
 
A melhor para utilizar em janelas localizadas na cozinha para proteger-se contra qualquer dificuldade de manutenção é a tela solar. Micro perfurada, deixa a luz passar de maneira homogênea e delicada. Seu toque plastificado não absorve a sujeira.

Enviar comentário

voltar para Blog

fwB|fwR normalcase|fwR normalcase|||image-wrap|news login c15|c15|fwR c15|login news c15|c05|c15|content-inner||